Sábado, 22 de Setembro de 2018

Cidades

Domingo, 12 de Março de 2017, 09h:44

AÇÃO SOCIAL VOLUNTÁRIA

Ativista social faz campanha para ajudar indígenas em Mato Grosso

Jô Navarro

Algumas pessoas, raras, nascem com vocação para ajudar o próximo, colocando em primeiro lugar os desamparados e necessitados, independente de credo ou raça. Várzea Grande, cidade da região metropolitana de Cuiabá (MT), tem um filho assim.

Desde muito jovem, o ativista social Ruy Barbosa do Nascimento dedica-se a ajudar. À sua porta batem, a qualquer hora do dia ou noite, pessoas carentes buscando por todo tipo de ajuda. O ativista não tem posses, nem dinheiro. No entanto, realiza mais pelos necessitados do que muitos vereadores e órgãos públicos.

O Caldeirão Político acompanha sua trajetória há alguns anos e registrou diversas ações que o ativista realiza com apoio voluntário de médicos, enfermeiros, advogados, dentre outros profissionais. Arrecadação de doações, entrega de alimentos e roupas para os necessitados, orientação legal, intervenção junto aos órgãos públicos para garantir direitos dos cidadãos e da comunidade estão entre as ações que desenvolve.

Mas sua atuação não se restringe aos limites de sua terra natal, Várzea Grande. Como voluntário da Cruz Vermelha Internacional em Mato Grosso, recentemente liderou a mobilização de arrecadação de doações destinadas aos moradores de Campo Novo do Parecis afetados pelo alagamento que deixou 3 mil desabrigados. Em três meses de voluntariado conseguiu projetar o nome da Cruz Vermelha, organizar reuniões com líderanças municipais e estaduais e coordenou dois cursos de Primeiros Socorros que qualificaram dezenas de pessoas a atuar como voluntários em situações de emergência, além de arrecadar fundos para custear as despesas da organização.

Ação independente
A mais recente empreitada de Ruy Barbosa atende ao apelo do líder e professor Xavante Edmar Mitu, no município de Nova Xavantina (MT).

Com apoio da Fundação Nacional do Índio (Funai), Ruy está em plena campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis, roupas, cobertores, brinquedos, produtos de higiene bucal, sabão em barra, para a ação social que será desenvolvida nos dias 28 e 29 de abril, com apoio de diversos voluntários.

Na oportunidade será levada orientação sobre prevenção às DSTs, distribuição de preservativos, saúde preventiva e atividades de recreação. Para doar, ligue 65-9-96408048.

 

Obs: Matéria modificada dia 18/03/17 para atualização da data do evento na aldeia, que mudou do dia 7 para 28 de abril.

Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO