Terça-Feira, 22 de Setembro de 2020

Brasil

Sexta-Feira, 05 de Maio de 2017, 18h:35

DEPOIMENTO DEMOLIDOR

Renato Duque afirma que Lula comandava o esquema de corrupção na Petrobras

Redação

O ex-diretor da Petrobras Renato Duque afirmou nesta sexta-feira (5-05) que o ex-presidente Lula (PT) tinha “pleno conhecimento” e “comando” sobre esquema de corrupção que envolvia a estatal.

Duque foi ouvido em ação penal da Lava Jato que investiga se o ex-ministro Antônio Palocci recebeu propina para favorecer a Odebrecht. O ex-diretor da estatal é réu no mesmo processo e está preso desde março de 2015. Suas condenações somam mais 50 anos de detenção.

Ele relatou ao juiz Sérgio Moro que se reuniu com petista em 3 ocasiões – 2012, 2013 e 2014 –, quando já havia deixado a direção da Petrobras e a Lava Jato estava em curso.

No encontro de 2014, Lula teria perguntado a Duque se ele havia recebido algum dinheiro no exterior vindo de contratos de sondas de exploração de petróleo. “Presta atenção no que eu vou te dizer: se tiver alguma coisa, não pode ter. Não pode ter nada no teu nome, entendeu?”.

Lula disse, segundo Duque, que a então presidente Dilma Rousseff “teria recebido informações que um ex-diretor da Petrobras tinha recebido dinheiro em conta na Suíça, da SBM”. Ainda conforme o depoimento, Lula afirmou que Dilma estava preocupada e que iria tranquilizá-la.

“Nessas 3 vezes, ficou claro, muito claro pra mim, que ele tinha o pleno conhecimento de tudo e detinha o comando”, afirmou Duque. (Fonte: Brasil 380) 

Assista à integra do depoimento:

Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO