Quinta-Feira, 12 de Dezembro de 2019

Brasil

Segunda-Feira, 22 de Julho de 2019, 18h:02

PSDB

PSDB deve suspender em agosto ex-governadores Marconi, Aécio Neves e Beto Richa

Redação

Caldeirão Político

Aécio Neves e Beto Richa

O PSDB nacional deve anunciar no próximo mês de agosto a suspensão dos ex-governadores Marconi Perillo (Goiás), Aécio Neves (Minas Gerais), atual deputado federal, e Beto Richa (Paraná). Os três respondem a diversos processos por corrupção. A informação é do blog da jornalista Andréia Sadi, no G1.

Sob a presidência do ex-deputado federal e ex-ministro Bruno Araújo (PE), os tucanos querem punir integrantes do partido envolvidos em escândalos como forma de blindar a legenda para as próximas disputas eleitorais. A estratégia é comandada pelo governador de São Paulo, João Dória, que já trabalha para ser candidato à presidência da República.

A estratégia do PSDB visa, sobretudo, constranger e, se possível, expurgar Aécio Neves do ninho tucano. A punição inicial poderia evitar um demorado e desgastante processo interno de expulsão, se o deputado decidir deixar a sigla em meio ao afastamento.

Já Marconi pode ser suspenso mais pela necessidade de não parecer perseguição exclusiva a Aécio Neves e sim uma tentativa do partido de depuração interna. Assim, uma punição mais branda deixaria Marconi e Richa aptos a recuperar seus espaços posteriormente. O ex-governador de Goiás, aliás, segue próximo de João Dória como mostrou o Poder Goiás. 

Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO