Quarta-Feira, 15 de Agosto de 2018

Brasil

Segunda-Feira, 07 de Maio de 2018, 11h:01

ELEIÇÕES 2018

Prazo para regularizar título de eleitor termina na quarta-feira

Os eleitores de Cuiabá e Várzea Grande são obrigados a fazer o cadastramento biométrico, pois nesses municípios acontece a revisão do eleitorado com coleta de dados biométricos

Redação

Divulgação

Termina na próxima quarta-feira (9) o prazo para tirar o título de eleitor para o pleito de outubro. Essa também é a data limite para regularizar o cadastro e requerer outros serviços à Justiça Eleitoral, como mudar o endereço do domicílio, regularizar o cadastro, incluir nome social no título e pedir atendimento especial para deficientes.

Quem perder esse prazo só poderá fazer as alterações após as eleições. O voto é obrigatório para os brasileiros a partir dos 18 anos e facultativo aos jovens de 16 e 17 anos, aos maiores de 70 anos e aos analfabetos.

Para obter o título de eleitor, o cidadão deve comparecer ao cartório eleitoral de sua região com documento de identidade; comprovante de residência original e recente; e certificado de quitação do serviço militar para os maiores de 18 anos do sexo masculino.

Para verificar se o seu título de eleitor está regular, basta preencher o nome completo e a data de nascimento diretamente na página do Tribunal Superior Eleitoral. Quem ficou mais de três eleições sem votar ou justificar sua ausência nas urnas, por exemplo, deve regularizar a situação.

O primeiro turno da eleição ocorrerá no dia 7 de outubro e o segundo turno no dia 28 de outubro.

Atualmente em Cuiabá e Várzea Grande há 16 locais de atendimento (veja abaixo endereços e horários). Essa estrutura funcionará até 9 de maio. 
 
Veja abaixo os locais e horários de atendimento e documentos necessários:
 
Cuiabá
 
Casa da Democracia – prédio anexo ao TRE – situado na Avenida Rubens de Mendonça). Esta unidade funciona das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, sem intervalo para o almoço.
 
Posto de atendimento no Goiabeiras Shopping, localizado no 2º Subsolo, o qual funciona das 10h às 19h, de segunda a sexta feira, sem intervalo para o almoço.
 
No shopping 3 Américas, o posto eleitoral está instalado no 2º piso, em frente à Academia Fórmula. O atendimento vai das 10h às 19h, de segunda a sexta-feira, sem intervalo para o almoço.
 
Unimed – situada na Barão de Melgaço, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
 
SENAI – situado na Avenida XV de Novembro. O atendimento ao público ocorre de segunda a sexta-feira, das 13h às 21h.
 
No prédio da Subprefeitura do Distrito da Guia. O atendimento ao público ocorre da segunda a sexta-feira, das 08h30 às 13h.
 
Associação das Empresas do Distrito Industrial de Cuiabá (AEDIC). O horário de funcionamento é das 12h às 18h, de segunda a sexta-feira, sem intervalo para almoço.
 
Assembleia Legislativa de Mato Grosso. O horário de funcionamento é das 8h30 às 17h, de segunda a sexta-feira, sem intervalo para almoço.
 
Universidade de Cuiabá (Unic) – Beira Rio. O horário de funcionamento é das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, sem intervalo para almoço.
 
Ganha Tempo do CPA 1. O horário de funcionamento é das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, sem intervalo para almoço.
 
Várzea Grande
 
Central de Atendimento ao Eleitor, situada na Avenida Castelo Branco, n. 47, Centro. O espaço está aberto ao cidadão das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, sem intervalo para o almoço.
 
Central de Atendimento ao Eleitor, instalada na Avenida Gonçalo Botelho de Campos, n, 2367, bairro: Cristo Rei. Esta unidade funciona das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, sem intervalo para o almoço.
 
2ª Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, situado na Avenida Castelo Branco, n. 1600, bairro: Água Lima. O posto funciona das 13h às 19h, de segunda a sexta-feira.
 
Centro Universitário de Várzea Grande (Univag). O horário de funcionamento é das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.
 
Igreja Batista Nacional (IBN) – Cristo Rei. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h30.
 
Câmara Municipal de Várzea Grande. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 07h às 13h.
 
Veja a lista de documentos necessários
 
Para fazer a revisão, o cidadão deve apresentar, obrigatoriamente, um documento oficial de identidade (RG, CNH, Carteira de Trabalho, Carteira Profissional, dentre outros definidos em lei) e comprovante de residência (conta de luz, água, telefone, boleto de IPTU, contrato de aluguel, dentre outros definidos pelo Juiz Eleitoral). Os comprovantes devem estar em nome do requerente, de seu cônjuge ou companheiro (a) ou de parente seu em linha reta consanguínea, até o 2º grau (pais, filhos, avós, netos), ou por afinidade, limitando-se, neste último caso, aos ascendentes do cônjuge ou companheiro (sogro e sogra);
 
No caso de homens com mais de 18 anos que irão requerer a primeira via do título (alistamento) é necessário também apresentar o comprovante de quitação com o serviço militar.

Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO