Terça-Feira, 21 de Agosto de 2018

Brasil

Quinta-Feira, 07 de Junho de 2018, 08h:22

OPERAÇÃO OBRA NOSSA

PF combate fraudes a procedimentos licitatórios

As fraudes foram descobertas a partir de investigação envolvendo algumas empresas do ramo da construção civil registradas em nome de laranjas

Redação

Reprodução

 A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (7/6) a Operação Obra Nossa, para combater organização criminosa voltada para crimes de corrupção no interior de Minas Gerais, por meio de fraudes a procedimentos licitatórios, desvio de verbas públicas e superfaturamento em obras na Prefeitura de Itabirinha/MG.

Estão sendo cumpridos 11 mandados judiciais de busca e apreensão, os quais objetivam colher esclarecimentos e provas das práticas delitivas de associação criminosa, fraude a licitação, corrupção ativa e passiva, falsidade ideológica, entre outros.

As fraudes foram descobertas a partir de investigação envolvendo algumas empresas do ramo da construção civil que, apesar de terem milionários contratos com a prefeitura de Itabirinha/MG, estavam registradas em nome de laranjas, não possuíam sede física nem funcionários registrados — fortes indícios de que poderiam ser empresas fantasmas.

O aprofundamento nas investigações evidenciou que os procedimentos licitatórios eram direcionados a certas empresas envolvidas. Após a prefeitura realizar o pagamento de faturas das obras contratadas, parte do dinheiro era destinado a agentes públicos ocupante dos mais altos cargos da Administração Pública do município, todos membros de uma mesma família.

O nome da operação faz alusão ao fato de os principais investigados serem da mesma família e estarem envolvidos com execuções de obras fraudulentas no município citado.

Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO