Sexta-Feira, 29 de Maio de 2020

Brasil

Quinta-Feira, 02 de Abril de 2020, 08h:57

ROUBO DE DADOS

PERIGO: Hackers roubam dados com falso formulário para desbloquear benefício federal

Milhões de pessoas já caíram no golpe que rouba dados pessoais com a promessa de liberar benefício assistencial do governo federal para enfrentar a crise do coronavírus

Redação

Reprodução

Cuiabá - A Polícia Civil de Mato Grosso alerta a população sobre mensagens que estão circulando em redes sociais, com um link (https://ae.formuIario.com) que pede ao usuário que se cadastre para o desbloqueio e liberação de valores de auxílio emergencial, que será concedido a trabalhadores informais de baixa renda no período da pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

A concessão do benefício, que terá vigência determinada, será de acordo com critérios definidos na Lei aprovada nesta semana pelo Senado e que, ainda depende de aprovação da Presidência da República. Portanto, não há ainda nenhuma liberação do pagamento do auxílio emergencial.

A Gerência de Combate a Crimes de Alta Tecnologia (Gecat) explica que quem receber esse tipo de informação não deve acessar o endereço eletrônico, pois se trata de aparente golpe ou crime cibernético.

A Instituição vem atuando de forma intensa no combate e repressão a informações falsas, assim como comportamentos delitivos que possam causar prejuízos ou pânico a sociedade.

A Gecat reitera ainda que informações devem ser buscadas com órgãos oficiais.

Em Mato Grosso as denúncias sobre divulgação falsa ou criminosa (áudio, mensagem ou vídeo) podem ser feitas pelo telefone (65) 99973-4429 ou enviadas ao e-mail: gecat@pjc.mt.gov.br

Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO