Sexta-Feira, 14 de Agosto de 2020

Artigos
Sábado, 07 de Março de 2020, 09h:41

VERGONHA!

Toninho de Souza, a ética e o preconceito

Jô Navarro

Francinei Marans/Câmara de Cuiabá

A sessão de cassação do vereador Abilio Junior certamente entrou para a história do legislativo cuiabano, escancarando a razão de ser conhecida como 'casa dos horrores'. Quatorze vereadores cassaram o mandato de quem cumpriu o papel principal de fiscalizar.

Ao longo da sessão, nenhum dos 14 apoiadores de Emanuel Pinheiro, o 'prefeito do paletó', apontou qualquer ato concreto de violação de decoro parlamentar. O que incomoda este grupo não é a violação da ética. Parte do grupo reuniu-se numa festa muito suspeita (investigada pela Defaz) na casa de Juca do Guaraná Filho com o próprio Emanuel Pinheiro, Ricardo Saad, relator do processo na Comissão de Ética, e vários vereadores da base, para uma festa muito animada. Segundo Elizabete, o prefeito teria levado 'muito dinheiro' e estava entregando para cada vereador R$ 50 mil para que votassem pela cassação de Abilio.

Toninho de Souza, presidente da Comissão de Ética, faltou com a ética e revelou preconceito. Em determinado momento no Plenário 'rogou praga' ao 'alertar' Abilio: "Conheço uma pessoa que de tanta maldade pegou um câncer de fígado, então, cuidado!"

O apresentador e ex-vereador Everton Pop, que perdeu uma filha de 13 anos vítima de câncer, comentou a fala de Toninho em suas redes sociais:"Comentário idiota, preconceituoso, imbecil e covarde", disparou.

"Estava assistindo a transmissão que vota a cassação do vereador Abílio onde o apresentador Toninho de Souza disse: .... "era tão maldoso, que pegou um câncer no fígado". Informo que ninguém "pega câncer" pq era maldoso. O câncer atinge crianças com poucos dias de vida até pessoas idosas. Existem hospitais cheios de pessoas com câncer e não estão lá pq foram maldosas. *Comentário idiota, preconceituoso, imbecil e covarde*. Minha solidariedade às famílias que estão com pessoas em tratamento de câncer nesse momento, pessoas boas que estão passando por um momento difícil.....Que mal fez quem MORREU com essa doença Toninho????....Por exemplo MINHA FILHA aos 13 ANOS de idade......"

Toninho de Souza, presidente da Comissão de Ética e Decoro parlamentar, vereador e apresentador de programa na TV, tem o dever de cumprir a lei e não proferir comentários preconceituosos e discriminatórios. No ano passado, Toninho chamou o vereador Abilio, que é portador de psoríase, de 'perebento', em mais um ato preconceituoso e discriminatório. "O vereador Abilio tem o direito de fiscalizar as unidades de saúde, mas primeiro ele precisa se tratar, se vocês não observam as mãos do vereador Abilio, ele é perebento. Olha as mãos dele, há perebas e risco de transmissão de doenças", disse Toninho. 

Os 14 do paletó não preocupam-se com a ética, a justiça, nem com a população cuiabana. Se fosse diferente, não teriam cassado o mandato de um vereador probo, cujo trabalho foi marcado pela fiscalização implacável da gestão municipal e desbaratou uma Orcrim agindo no Hospital São Benedito. Assume a vaga o suplente Oseias machado, investigado na Operação Sangria, autor do requerimento de cassação em nome de terceiros. 

Ontem em sua última manifestação como vereador, Abilio Junior disparou: "Vagabundos, canalhas, podres!"

 

Everton Pop

 

 

Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO